Detalhe do Procedimento

Otoplastia

  • Siga-nos:

A deformidade mais comum das orelhas é chamada de “orelha de abano” ou orelhas proeminentes. Nestes casos a borda lateral da orelha fica muito distante da cabeça, destacando a orelha na face. Essa alteração é de origem genética. Pode causar constrangimento e angústia emocional, principalmente nas crianças, que passam a ser alvo de brincadeiras e apelidos. A otoplastia é a cirurgia que leva à correção estética do desenvolvimento anormal das cartilagens das orelhas, dando um aspecto mais natural e harmônico. A idade ideal para realizar a otoplastia é apartir da pré-escolar, 6-7 anos, quando a orelha já está formada e possui o quase o mesmo tamanho da de um adulto.

 

Técnica Cirúrgica


É realizada uma incisão atrás da orelha. Remove-se os excessos da cartilagem mal formada, conferindo uma nova forma. A cicatriz é imperceptível, escondida atrás da orelha. A otoplastia proporciona resultados naturais e se realizada na idade pré-escolar evita traumas psicológicos.


Após a cirurgia, o paciente permanece com um curativo modelador que é retirado nos dias seguintes. Deve-se proteger as orelhas de traumas e evitar determinadas posições durante o sono. O uso de uma faixa é recomendado durante alguns dias para proteger e manter a orelha em sua nova posição.