Detalhe do Procedimento

Ritidoplastia

  • Siga-nos:

O Lifting Facial ou Ritidoplastia é uma cirurgia eficaz no rejuvenescimento da face. A técnica propõe o reposicionamento dos volumes faciais e a retirada da flacidez de pele, atenuando rugas e sulcos. É indicada para pessoas de idade avançada e/ou grande envelhecimento facial.


A genética, o fumo, a exposição solar excessiva e a má alimentação são alguns dos fatores que aceleram o envelhecimento. Com a idade, a pele perde parte de suas fibras colágenas e elásticas, tornando-se flácida, enrugada, sem brilho e maciez. Os tecidos profundos também sofrem com o envelhecimento e fatores como a ação da gravidade promovem a queda da gordura da face e mudam o formato do rosto.


Na juventude, a região malar é volumosa e iluminada, a região inferior dos olhos é bem preenchida e o contorno mandibular, definido. Assim, a face tem um formato de triângulo com o ápice para baixo. Já na face envelhecida é possível notar uma queda dos tecidos faciais. Com o deslocamento da gordura malar, a região inferior dos olhos perde volume, forma-se o sulco naso-labial conhecido como “bigode chinês”. A região da mandíbula perde sua definição e o pescoço torna-se flácido. 



Técnica Cirúrgica



A face é constituída por camadas de pele, gordura e músculos que se estendem acima dos ossos faciais. A cirurgia do lifting facial inicia-se com o descolamento da pele facial e do pescoço. É então realizado o reposicionamento dos tecidos profundos e o excesso de pele removido. Em alguns casos pode ser necessária a associação da lipoaspiração para retirada do excesso de gordura localizada no pescoço.


O uso de dreno pode ser necessário para remoção de líquidos que se formam abaixo da pele, facilitando a cicatrização e promovendo uma recuperação mais rápida. Sua remoção é feita nos dias seguintes ao procedimento. O tamanho das cicatrizes varia de acordo com o grau de flacidez e de modo geral fica discreta e escondida dentro do cabelo e ao redor das orelhas. As cicatrizes amadurecem e vão ficando menos visíveis com o passar do tempo, podendo levar alguns meses para o resultado final.


O lifting facial não impede o processo de envelhecimento, mas diminui a flacidez do rosto e pescoço, mantendo um aspecto jovem por muitos anos. É aconselhável repouso com cabeceira elevada.